segunda-feira, 22 de junho de 2009

"O sistema é mal, mas minha turma é legal..."



Na semana passada o STF votou pela não obrigatoriedade do diploma de Jornalismo. A polêmica e as manifestações foram muitas, mas acredito que na prática pouca coisa vai mudar. O mercado de trabalho no jornalismo já é bastante informal e as organizações profissionais não possuem força política para contestar o que seja.

Estou fazendo pesquisa em Sociologia na faculdade e tenho algumas opiniões que não colocarei nesse espaço, pois se tornaria praticamente uma defesa de mestrado. Só acho que os profissionais da área devem desconfiar que logo após invalidarem a lei de imprensa, o Supremo esteja tão preocupado com o exercício do jornalismo no país. Vamos aguardar se isso também acontecerá com outras categorias, talvez com os cozinheiros, com os quais fomos comparados por Gilmar Mendes.

Acredito que para os ainda estudantes de jornalismo seja mais frustrante saber que seu diploma não terá muito valor. Ao menos, já sou (récem) formada...

Foto: Minha colação de grau em fevereiro de 2009, quando o diploma ainda era obrigatório

Um comentário:

RDS disse...

Acho estranho essa atenção mais parecida com o desleixo. Talvez uma chance de jogar a imprensa para escanteio. E hoje o Lula dizendo que a internet enfraqueceu a imprensa. Pode até ser... para quem não conhece a história das comunicações. Já vimos que sempre que uma nova mídia está em alta, as outras devem dividir seu espaço com esta. Não desaparecem, apenas se adaptam.
Contudo, deixo uma mensagem para os nossos formandos (e me incluo entre eles). Nenhum esforço é em vão, aquilo que pode parecer sem valor hoje, é uma dádiva daqui há pouco.
Não se preocupe com burocracia, você tem algo a mais, o conhecimento ninguém te tira. Agora eu paro por aqui senão fica algo como "use filtro solar", acreditem, aqueles são conselhos valiosos.
Belo texto, Lívia, concordo em muito com você. "Morrer é difícil, mas vivier é foda". Apenas mais um verso do poeta em uma outra ordem...
beijos